02 agosto 2006

Quantos candidatos à Presidência tem o Brasil?




A pergunta parece absurda e desnecessária. Porém, para aqueles que se guiam pela Rede Globo existem apenas SEIS candidatos na disputa para o cargo mais elevado da República Federativa do Brasil.
Hoje pela manhã, coincidentemente, critiquei a maneira como a emissora tem feito a cobertura do "dia dos candidatos". Faço a crítica pelo seguinte: Lula (PT), Alckmin (PSDB), Heloísa Helena (Psol), Cristovam Buarque (PDT) e José Maria Eymael (PSDC) têm espaços praticamente iguais dentro dos jornais (Hoje e Nacional), quase sempre com oportunidade para alguma declaração. Porém, para Luciano Bivar, do PSL, não foi concedida até hoje a oportunidade de se pronunciar nos telejornais de maior audiência do país. Todos os dias, ele é mencionado rapidamente e sua foto aparece por, no máximo, 10 segundos na tela.
Questionei isso com um colega jornalista e fui alertada de que, se para Bivar a Globo concede espaço ínfimo, para Ana Maria Rangel (PRP) e Rui Pimenta (PCO) esse espaço simplesmente não existe. Daí a minha questão no título do post. O Brasil tem, na realidade, OITO candidatos para o cargo de presidente e os dois "invisíveis" estão nas fotos acima.

Nenhum comentário: