16 junho 2006

"Não dê o peixe, ensine a pescar", lema da LBV

O deputado petista Nilson Mourão propôs uma lei que obriga a dublagem para a língua portuguesa dos filmes produzidos em idioma estrangeiro. Pelo projeto, os exibidores que infringirem esta determinação estarão sujeitos à multa de 5% sobre a renda diária média da bilheteria, multiplicada pelo número de dias de ocorrência da infração.
O deputado argumenta que o uso das legendas em português impede a compreensão dos filmes por milhares de brasileiros que, infelizmente, não dominam a leitura. "As deficiências de leitura dos estudantes brasileiros e os índices altíssimos de analfabetismo funcional constituem um dos motivos que impedem a democratização do cinema como alternativa de entretenimento e cultura para a maioria da população brasileira", avalia o parlamentar.
No entanto, o cinema brasileiro também não é prestigiado pelo público, talvez pelo alto preço cobrado pelos cinemas, ou por falta de cultura mesmo. Particularmente, tenho preferência por filmes legandados, porque preservam o diálogo original. Podemos perceber várias mudanças nas dublagens em relação ao sentido original da frase.
A idéia de obrigar a dublagem de todos os filmes age no mesmo sentido da instituição de cotas obrigatórias para negros nas universidades do país: consertar o erro de cima para baixo. Ao invés de ensinar a população a ler e adquirir o hábito de leitura, eles preferem facilitar a compreensão dos filmes.

6 comentários:

Luana disse...

Concordo, Ciça!
beijos e queijos...

Leonardo disse...

Acho que você tem toda razão. É o mesmo caso da pirataria de CD´s e DVD´s. Eles (governantes e grandes gravadoras) acham um absurdo o contrabando, mas não se lembram que não é qualquer brasileiro que tem R$20,00 ou R$30,00 (muitas vezes, mais do que isso) para investir em cultura.

Luana disse...

E sobre esse negócio de pirataria de cd e dvd, vi um artista lá do norte, acho que era do Calypso, que falou uma coisa que é certa: a pirataria é uma propaganda de longo alcance sem custo nenhum, imagine como o povo aqui do sul iria conhecer as músicas da banda se não fosse a pirataria, né? O dinheiro mesmo vem com os shows.
Bom, mas também não sou totalmente a favor... calma lá...

Anônimo disse...

Here are some links that I believe will be interested

Anônimo disse...

Your site is on top of my favourites - Great work I like it.
»

Anônimo disse...

Really amazing! Useful information. All the best.
»