22 abril 2006

Novidades na política!

A primeira mulher ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie, pode acumular outro pioneirismo. Gracie pode ser a primeira mulher a assumir a presidência da República do Brasil. Por apenas cinco dias, é verdade, mas o fato é histórico em um país onde mulher e política parecem não se afinar! O fato foi divulgado hoje, junto com uma pesquisa que mostra o atraso do Brasil nessa questão.
Nosso país ocupa a posição de número 107 no ranking sobre mulheres que atuam nas câmaras de deputados de 187 países. A lista foi feita pela União Inter-Parlamentar, uma organização de incentivo à cooperação entre as câmaras nacionais de mais de 140 Países. No Brasil, as mulheres representam apenas 8,6% dos parlamentares, enquanto a média é de 16%.
Nós registramos a pior média da América do Sul, ficando atrás da Argentina, Guiana, Suriname, Peru, Venezuela, Bolívia e Uruguai.

**
Ah, não expliquei porque a ministra pode ocupar o cargo. É que o presidente Lula vai viajar para a Áustria, em maio. No mesmo período, o vice José Alencar também vai estar fora, na Bolívia, se não me engano. Aldo Rebelo, presidente da Câmara, é o próximo na linha de substituição, mas vai viajar também! Como o presidente do Senado, Renan Calheiros, pode ser candidato em outubro, não pode ocupar o cargo. Daí vem o direito de Ellen Gracie, a quarta na linha de substituição.

2 comentários:

Luana disse...

Ciça, tô adorando seus comentários!!! Você é foda!! hehe
Te adoro!! Saudades!!! E beijos!

Cecília França disse...

Lu, que bom que vc apareceu!!!
Beijos!!!
PS: vc tb é foda... rsrs