20 abril 2006

Mais do mesmo...

O FMI divulgou ontem que a economia do Brasil vai continuar crescendo menos que a média mundial. A projeção para 2006 é de 3,5%, contra 4,8% do resto do mundo. Bom, isso vem se repetindo há dez anos. Em uma década, o Produto Interno Bruto do país cresceu apenas 0,7%, enquanto o mundo cresceu 2,6. Quem quiser ver a tabela de crescimento acesse o site http://www.grcvisao.com.br/relatorios/PIB2005_economias_03032006.pdf.
Não entendo profundamente de economia, mas sei que o PIB do Brasil é um dos menores do mundo. Isso quer dizer que a população não acumula riquezas, reflexo da diferença de renda.

**
Outro dado que assusta é o de que o Brasil já alcançou a média da carga tributária dos países mais ricos do mundo. Nós pagamos mais impostos do que os norte-americanos, que são mais ricos. Os japoneses e australianos também pagam menos impostos do que nós.
Tudo isso seria solucionado com a distribuição mais justa de renda. E não com as esmolinhas que o governo dá, de R$ 50 ao mês. Isso sem contar a burocracia que as famílias têm que enfrentar para conseguir o Bolsa Família!

Um comentário:

Débora Prado disse...

A solução é super simples: salários mais justos e "menas" roubalheira governamental. Não sei como esses caras conseguem passear com seus iates ou jatinhos particulares enquanto existem pessoas passando fome devido à falta daquele "dinheirinho" que ele desviou pra comprar aquela "casinha" na praia e não aplicou onde devia.